corpo docente EDAK
professores
A nossa equipa de professores, submetida a um plano de formação e avaliação interno contínuo, assume nas diversas modalidades o compromisso de, através desse programa de ensino, alcançar com o grupo resultados objectivos.
Ana Köhler
Diretora
Doutoranda em Educação Artística, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Bailarina, coreógrafa e professora de dança clássica, tradicional irlandesa e moderna. Frequentou o Centre de Danse Rosella Hightower de Cannes (1993- 1994). Completou a sua formação artística na Escola Superior de Dança de Roterdão (1994-1998). Professora de dança clássica e ensaiadora da Companhia de Dança de Lisboa (2004-2006). Diretora artística e pedagógica da Escola de Ballet de Bragança (2005-2008). Diretora da EDAK - Escola de Dança Ana Köhler (desde 2005). Diretora técnica e pedagógica da Associação Cultural de Dança EDANSK. Presidente do CID - Conselho Internacional de Dança da UNESCO - Secção Lisboa e do Centro UNESCO de Dança. Membro oficial da Vaganova Society of Ballet Teachers São Petersburgo - Rússia
Jorge A. Silva
Formação em música e dança no Centro de Estudos de Música Barroca (V. N. Gaia), Ginasiano (V. N. Gaia) e Codarts (Rotterdam). Como bailarino, trabalhou com Galili Dance, Introdans, Club Guy & Roni, Amélia Bentes e Marcelo Ferreira. Desde 1997, acompanhador musical de aulas de técnica de dança, quer em escolas - Codarts e Dansateliers (NL), Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança e Escola de Dança Ana Köhler (PT) - quer em companhias - CPBC, CNB - e festivais e workshops em Portugal e nos Países Baixos. Compositor de bandas sonoras para peças de dança (Scapino Ballet, Quorum Ballet), de teatro (Palco 13), cinema (Sérgio Graciano, Francisco Rosas) e videojogos (RTSolutions). Multi-instrumentista, produtor musical e técnico de som com experiência nacional e internacional.
Daniela Morais
Iniciou os seus estudos de dança aos 7 anos na Escola de ballet Ana Rita Baeta Neves. Entre 1994 e 2002 frequentou o curso profissional de bailarinos na Escola de Dança do Conservatório Nacional, tendo ingressado na Companhia Nacional de Bailado em 2002. A partir e 2006 começou a trabalhar também como professora de Dança Criativa e Ballet, tendo dado aulas em várias escolas, tais como Jazzy Dance Studios, Escola de Ballet de Ana Rita Baeta Neves, Escola de Ballet de Bragança. Entre 2010 e 2012 dançou na Companhia de Dança aLuis Damas. No presente momento trabalha como professora de Dança Criativa, Ballet, Barra de chão e Dança tradicional Irlandesa na Escola de dança Ana Köhler, no Externato Miguel Ângelo e na Escola Lev'Arte.
Maria Barroso
Maria Barroso, nascida em 1993, é atualmente bailarina na Companhia Nacional de Bailado. Iniciou os seus estudos na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN) e, em 2010, participou no “Prix de Lausanne”, onde recebeu uma bolsa para concluir a sua formação na John Cranko School, em Stuttgart. Ao longo da sua carreira, integrou companhias de renome internacional, como o Stuttgart Ballet, o Semperoper Ballet Dresden e o Royal Ballet de Londres. O seu repertório abrange um vasto leque de obras clássicas e outras. Atualmente, Maria é responsável pela formação em contexto de trabalho dos alunos finalistas da EADCN na Companhia Nacional de Bailado, refletindo o seu compromisso com a formação de futuras gerações de bailarinos. Além da sua carreira como intérprete, Maria dedica-se ao ensino, frequentando atualmente um mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança. A sua experiência pedagógica inclui colaborações em diversas instituições e eventos de prestígio. Leciona dança clássica e repertório na EDAK (Escola de Dança Ana Kohler) e foi convidada para ensinar no 7º Estágio Internacional de Dança da Escola Diartedance, em agosto de 2024, no Summer Course Dance Intensive na Escola Cuca Anacoreta, em julho de 2024, e na Summer School de Colin Vieira, em 2023 e 2024. Em 2024, participou ainda como jurada e professora de masterclass no Concurso Nacional de Dança e foi professora convidada no Curso de Primavera da EADCN.
Colin Vieira
Tem formação especifica e experiência profissional como bailarino, coreógrafo e professor em Jazz, Lyrical, Ballet Clássico, Contemporâneo e Musical Theater e formação complementar em teatro, acrobacia aérea e novo circo. Tem o Curso Profissional de Artes do Espetáculo. Ingressou na Escola Superior de Dança em 2012. Ficou conhecido depois de ter participado na primeira edição do “Achas que sabes dançar”, sendo atualmente presença assídua como Bailarino mas principalmente como Coreógrafo em vários programas televisivos de dança: “Achas que sabes dançar?” [SIC], “Dança com as estrelas” [TVI], “Let’s Dance” [TVI] etc. Coreografou vários musicais, tais como “Eusébio” (2016), “The Portuguese”(2018) e “Zoo” (2018). 2019, Coreografa o Escola Artistica de Dança do Conservatório Nacional, para a abertura dos Globos de Ouro no Coliseu de Lisboa, e em direto para a SIC. Já foram atribuídas mais de 30 premiações às suas coreografias em concursos nacionais e internacionais, como o "The Dance Awards" USA.
Inês Lima
Lecciona dança clássica desde 2004, é professora registrada da Royal Academy of Dance (RAD), possui formação pedagógica no método Vaganova e assume funções de coordenação na área da dança no Conservatório Regional de Artes do Montijo. Iniciou o seu percurso aos 7 anos e em 1993 ingressa no curso vocacional da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Mais tarde, conclui o Certificate in Ballet Teaching Studies, bem como os Vocational Grades da RAD até ao Avançado 1 e em paralelo termina a sua licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico. Posteriormente aprofunda os seus conhecimentos sobre o método Vaganova sob orientação da Prof. Ana Köhler e da investigadora do método Janet L. Springer. A sua experiência profissional abrange áreas como a iniciação ao ballet, ballet para adultos, repertório, pontas, barra de chão e alongamentos, dança jazz, trabalho coreográfico e mentorado de estagiários no processo de obtenção do Grau de Professor Registado da RAD.
João Lara
João Lara, bailarino, professor e coreógrafo de Flamenco formado pelo Conservatório Profissional de Dança António Ruiz Soler em Sevilha, recebe em 2020 o Diploma de Especialização em Flamenco pela Universidade Loyola de Sevilha, conclui em 2022, o Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e em 2023 a Pós-graduação de Treino em Dança da Faculdade de Motricidade Humana. Durante dois anos consecutivos recebe Bolsas de estudo na Fundação Cristina Heeren (Sevilha), dedicada à formação de jovens talentos na área da dança flamenca. Integra várias companhias de dança flamenca profissionais em Portugal, Espanha e Japão, tornando-se em 2015 o primeiro bailarino de Flamenco português a entrar numa companhia profissional de Flamenco em Espanha. Durante vários anos atua em diferentes países como México, Japão, Finlândia, Marrocos, Dubai, Suíça, Espanha, Portugal, entre outros. Atualmente leciona Danças de Caráter e Danças Espanholas na Escola de Dança do Conservatório Nacional e Movimento na Escola Profissional de Teatro de Cascais e é coreógrafo da Companhia de Dança Invulgar – Dança Inclusica em Cascais e de diferentes espetáculos de Flamenco.
Rita Spider
Directora criativa, coreógrafa, bailarina e professora, com longa experiência profissional. Destaca-se o seu trabalho como bailarina no Cirque du Soleil, no espetáculo MICHAEL JACKSON - THE IMORTAL WORLD TOUR e recentemente, no espectáculo FREE YOUR MIND - The Matrix now… no Reino Unido. Bailarina nas Companhias Sonya Tayeh Dancers Company (USA), Boy Blue (UK), Ballet de Mim (UK), IMPACT DANCE (UK), Dance 2XS (UK), Plague (UK), Abstractin’ Dance Company e 3F - Funky for Fun (PT)… Coreografou para diversos Video-clips de artistas musicais e para programas televisivos, como Achas que Sabes Dançar, Portugal Tem Talento, Lets Dance, Dança com as Estrelas, Aqui há Talento … Coreografou o Musical CHICAGO no Teatro da Trindade em Lisboa, coreografou a peça de Teatro CASIMIRO e CAROLINA, encenada por Carlos Avilez, as peças NOITE DE REIS, O LIVRO de PANTAGRUEL, o musical MÃES, musical A MADRUGADA QUE EU ESPERAVA… Apaixonada pela criação, criou muitos espectáculos ao longo da sua carreira e os espectáculos mais recentes foi SMILE, TIME, MEMÓRIAS de um Povo, DUEL’IRTUAL, EMO’IRTUAL, CEGUEIRA, VORTEXXX, U_REALITIES, THE JOURNEY MAN, HOTEL EDADREBIL … Colaborou criativamente e interpretou em diversos filmes de Vídeo-Dança, alguns já premiados em Festivais internacionais. Foi Professora em diversas Escolas Artísticas em Portugal e UK. Tem uma extensa e vasta formação em Dança, entre outras áreas artísticas e uma pós-graduação em Gestão na NOVA Business & Economics School.
Manuela Linhares
Nascida em 1998 em Recife, iniciou a sua jornada na dança aos 7 anos. Em 2014, mudou-se para Joinville para estudar Dança Contemporânea na Escola do Teatro Bolshoi, onde teve a oportunidade de fazer um estágio na Companhia Jovem Bolshoi sob a orientação de Cassi Abranches. Vindo posteriormente receber o diploma de bailarina profissional/ intérprete de dança contemporânea. Em 2017, atuou como bailarina no Parque Beto Carrero, apresentando-se em espetáculos e musicais. No ano seguinte, decidiu mudar-se para Lisboa, onde iniciou o curso de Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, IPL. Desde 2022, faz parte do elenco da Vortice Dance Company, onde atua como bailarina. Para além da sua carreira como intérprete, dedica-se também ao ensino, lecionando aulas de Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Barra de Chão e Composição Coreográfica. Ao longo da sua trajetória, teve a oportunidade de trabalhar com coreógrafos como Rafael Carriço, Cláudia Martins, Daniel Cardoso, Patrícia Henriques, Inês Pedruco, Vitor Garcia, Colin Vieira e Cassi Abranches.
Vitor Kpez
Bailarino desde 2008. Vencedor de Best Performer Masculino Promofitness em 2008 e 2009. Vencedor do Campeonato Promofitness 2009 com o grupo Just Dance School. Interprete de vários espectáculos, performances e participação no Portugal Tem Talento pela Companhia All About Dance . Interprete nas peças de Contemporâneo de Victor Hugo Pontes, A Ballet Storie (melhor espectáculo contemporâneo de 2012 segundo Jornal Público e Expresso) e em Zoo (2013). Vencedor categoria de All Styles com o grupo Jukebox na Esposende Street Battle 2015 . Vencedor 2vs2 House Battle 1°Edition "Its a House Thing". Vencedor da 7to Smoke - Call Them Out 2018 organizado pela MXM. Coreógrafo e Bailarino do espectáculo "Tribute to Michael Jackson" 2017 pelo MusiClub. Stand In e Bailarino da Eurovisao 2018 realizada em Portugal. Bailarino da Tour Europeia da Anitta 2018 no Rock In Rio 2018. Finalista (2nd place) do Programa So You Think You Can Dance season 2. Um dos fundadores, coreógrafo e bailarino do grupo LTCTFG. Vencedor categoria Megacrew do Hiphop International Portugal 2016 com o grupo LTCTFG+MG. Vencedor categoria de Adulto Hiphop International Portugal 2018 LTCTFG+Ri. Semifinalista no World Hiphop Dance Championship 2018 em Phoenix, USA, com o grupo LTCTFG+Ri. Coreógrafo/ Bailarino e Assistente de Realização do Anúncio MacDonalds "Mais Alto Mais Fun". Bailarino e assistente coreográfico do Programa Lip Sync Portugal 2019 Season 1. Juri Hiphop International 2018, 2019 e em vários campeonatos nacionais e Internacionais em competições coreográficas.
PaÚty Paisano
Atuante na área das danças urbanas desde 2001 iniciou seu percurso no grupo Ruas de Fogo, grupo campeão brasileiro de Street Dance, destinado ao estudo e desenvolvimento da Cultura Hip Hop desde 1997. Participou em vários torneios nacionais e internacionais, apresentações e formações no Brasil, em Portugal, na Espanha, na Tunísia, na Letónia e nos Estados Unidos, sendo assistente ensaiadora da coreógrafa Yeya Ekström para o The Dance Awards - USA em 2019 pela EDAK. Desde 2019, é mentora no programa intensivo de dança Summer School by Colin. Atualmente para além de dar aulas regulares nas principais escolas de dança dentro e fora de Lisboa, participa noutros projetos artísticos na área da dança, da música, do teatro e do teatro musical (Fez parte do elenco do musical Popota a lenda viva da Pop como bailarina, atriz e cantora em 2017). Atuou nos principais palcos de Portugal, tais como Programa Somos Portugal - TVI, Praça da Alegria - RTP1, Você na TV - TVI, Agora Nós - RTP1, Grande Auditório do CCB, Casino do Estoril, Tivoli BBVA, Campo Pequeno, Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto) entre outros.
Patricia Vieira
Inicia os estudos em dança com 4 anos com a Professora Georgina Villas-Boas. Mais tarde, ingressa na Escola de Dança Ana Mangericão onde começa a diversificar o estudo de dança em várias modalidades e estilos. Desde 2000, tem vindo a dedicar-se às danças tradicionais do mundo e em particular à dança irlandesa, integrando a World Irish Dance Association através da qual fez a sua formação e começou a ensinar em 2007. É licenciada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social e certificada com os cursos de Dança na Comunidade e Gestão e Produção das Artes do Espetáculo, ambos do Fórum Dança. Em 2011 desenvolveu um projeto artístico/educativo de Dança Criativa para a infância “Truz Truz” onde é co-criadora e intérprete de vários espetáculos e oficinas. Coreografou para as peças de teatro “Danças a um Deus Pagão”(2015) e “Jardim das Cerejeiras”(2021) do Teatro dos Aloés. Como coreógrafa, bailarina e animadora, faz parte dos projetos de música e dança tradicional Monte Lunai e Laefty Lo. Lecciona aulas de Dança Criativa, Ballet, Dança Irlandesa e Europeia, em várias escolas, regularmente e em workshops pontuais.
Sofia Anjos
Iniciou os seus estudos em dança clássica aos 4 anos, e faz parte da família Escola de Dança Ana Kohler desde 2011, primeiro como aluno e desde 2016 como professora. Licenciou-se em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana. Trabalha como Personal Trainer em Health clubs é professora de Dança Criativa em Infantários e professora de barra de chão. Em paralelo auxilia na produção do Festival de Dança Contemporânea da escola Movimento Presente. Atualmente é aluna da formação de Pilates pelo The Authentic Pilates - Inélia Garcia
Marta Silveira
Começou a dançar em 2006 na Edak sobre o acompanhamento de Ana Kohler. Em 2019 Licenciatura em Dança, pela ESD. Participou em diferentes espetáculos e competições entre os quais a opera “Peter Grimes”, a competição Dance Awards e a peça “Parábolas para quê?”. Fez parte da companhia de dança da Edak até 2022. Iniciou o seu trabalho como professora de dança clássica e dança criativa em 2019. Completou o Primeiro e Segundo Ano do "Six Year Program of Classical Dance" aprovado pela CID e em associação com a Classical Dance Alliance, NY USA. Em 2023 licenciou-se em Desenho pela FBAUL.
Maria Marujo
Em contacto com a dança e com a música desde pequena, iniciou-se no ballet clássico aos 6 anos de idade. Em 2006 entra para a EDAK e é nesta escola que tem o primeiro contacto com as Sevilhanas e o Flamenco, aos 14 anos. Desde cedo sentiu uma ligação muito forte a estes dois estilos, que desde essa altura passaram a ter uma grande importância na sua vida. Mais tarde, vai para a Universidade de Aveiro estudar Biologia. Paralelamente aos estudos, a dança continua a ser uma constante na sua vida, passando pelo Tango Argentino e as danças de salão, e regressando ao Flamenco quando vai fazer mestrado em Valencia (Espanha). Em 2017 regressa definitivamente a Lisboa e começa a ter aulas de Flamenco com o professor João Lara Pereira, com quem tem aulas regulares. É professora de Sevilhanas na EDAK desde 2019.
Inês Marques
Lisboeta de 1993. Seguindo a sua carreira em gestão de marcas, as artes performáticas são o seu estado de arte. Em 1995 iniciou o seu percurso na dança clássica, através do programa de exames da Royal Academy of Dance, na Escola Dança Livre. Em 2015 ingressou na Escola Dance Spot, onde continuou a praticar Ballet com a Professora Rita Galo, e aprofundou a técnica de Lyrical e Jazz com o Professor Colin Vieira, e técnica de dança contemporânea com a Professora Patrícia Henriques. Em 2017 participou na competição de dança “The Dance Awards” em Las Vegas, através da EDAK, e ingressou na companhia Art Of Dance By Colin. É professora de Jazz Kids e, paralelamente, deu aulas de barra de chão e alongamentos.
Maria Borges da Gama
Desde os seus 6 anos aprendeu e dançou na Escola de Dança Clara Leão. Licenciada, em 2011, pela Escola Superior de Dança. Como Bailarina, estagiou na Companhia Olga Roriz, dançou para Gonçalo Lobato, André Mesquita, Dominik Borucki, André de Campos, Companhia de Dança de Leiria e Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Em 2015, participa como assistente de coreografia e intérprete na criação “B r u t o”, de Marco da Silva Ferreira - inserido na 5a edição do Laboratório de Dança promovido pela ESTUFA – Plataforma Cultural. Frequentou formações e seminários para professores; Metodologia da Escola Cubana com Ramona de Saá, directora da Escola Nacional de Ballet de Cuba, no Conservatório Internacional de Ballet de Leiria (2018), Metodologia de John Byrnes (Classical Dance Australia - programa para ensino vocacional em Dança) dirigido por Gyllian Anthony em Lisboa (2018). Frequentou o Curso de Formação para Professores de Dança Clássica, orientado por Maria Luísa Carles, nas sessões, “vocabulário”, e “simplificar o difícil” (2020). Em 2022, realizou o Curso de Especialização em Pós-Graduação Treino em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Atualmente, frequenta o Curso de Mestrado em Ensino de Dança na ESD. Desde 2015 que se dedica ao ensino, lecionado técnicas de Dança Clássica e de criação em oficinas de dança Contemporânea.
Ana Teresa Fernandes
Iniciou os seus estudos de Dança Clássica, Ballet, com 6 anos! Os seus primeiros passos de Ballet foram com a Professora Magda Cardoso e o Professor Fernando Lima. Em 1992, continuou a sua formação na Escola de Dança da Professora Margarida de Abreu, tendo integrado o "Grupo Studium Margarida de Abreu", realizando diversas apresentações. Participou em diversos Workshops de Dança Clássica, no Ginásio Clube Português. Em 1998, numa audição, foi selecionada para integrar o grupo de bailado da Ópera Aida, participando nas duas noites de espetáculo, no Estádio do Jamor. Aluna da EDAK, desde 2016, tem vindo a desenvolver e a aumentar o seu conhecimento. Tem participado em diversas modalidades: Ballet, Contemporâneo, Flamenco, Odissi, Bollywood, Belly Dance, entre outras. Recentemente, efetuou a Certificação do primeiro nível do Método Vaganova, como Professora de Ballet Clássico, pela Classical Dance Alliance (CDA). A Certificação obtida teve como formadora a Mestre e Investigadora do Método Vaganova Janet L. Springer e como orientadora a Professora Ana Kolher! Presentemente, na EDAK, desenvolve o Projeto "Entas”, com o propósito de despertar para iniciação à Dança Clássica, para jovens acima dos 40 anos, sem limite de idade! Licenciada em Ciências Farmacêuticas, assumiu sempre a Dança como sua fiel companheira!
Susana Amira
Única bailarina portuguesa a participar numa grande produção de Hollywood sobre a vida do Faraó Tutankamon e distinguida com o Prémio de Excelência Artística 2014 atribuído pelas Instituições de Artes, CEMD e Literarte. Professora, coreógrafa e bailarina, leciona aulas regulares de dança oriental, promove workshops e atua a solo e em grupo em diversos eventos nacionais e internacionais. Produz e realiza espetáculos de Dança Oriental. É também instrutora de Pilates, conhecimentos que põe em prática nas aulas de dança de forma a melhorar a postura e performance das alunas. Aprendeu a língua e cultura árabe e, apesar de estudar a dança oriental desde 2002, continua a frequentar festivais de dança e a viajar por diversos países do norte de África e do Médio-Oriente em busca do aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e da sua técnica.
Nicole Rangel
Iniciou o estudo em dança aos 9 anos no Brasil, onde teve oportunidade de passar na pré-seleção para a escola do Bolshoi em Joinville em 2016, sendo uma das escolhidas para ter aula com os grandes mestres do método vaganova. Mais tarde veio viver para Portugal e atualmente é estudante do mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Lusófona. Em 2022 se formou bailarina clássica pela Royal Academy of Dance, através da conclusão do último grau vocacional, o avançado 2. Mais tarde aprofundou os estudos no método Vaganova com o acompanhamento de Ana Köhler e através do Teachers course por Janet L. Springer.
Ana Filipa dos Santos
Advogada de profissão, yogini de vocação. Praticante desde 2017. Formada em yoga, com certificação internacional pela "Casa da Alma", a frequentar a formação "yoga com alma", para crianças, certificada pela DGERT, pela mesma instituição. Aluna da EDAK desde 2012, amante da dança desde os 3 anos, tendo frequentado várias modalidades, desde o ballet, ao bollywood, ao jazz, ao odissi e ao bellydance, entre outras.
Mariana Cunha
Iniciou o seu percurso aos 5 anos na Ginástica Rítmica, onde foi Campeã Distrital em juvenil. Em 2017, aos 12 anos, enveredou pela Dança com o Prof. Colin Vieira, especializando-se em Jazz, Lyrical Jazz e Musical Theater. Desde então, pertence ao grupo Art Of Dance By Colin. Participou em diferentes espectáculos e competições, nomeadamente The Dance Awards e All Dance Portugal, ganhando o título de Melhor Bailarina 2020. Nesse mesmo ano juntou-se à EDAK em Ballet Clássico. Em 2023 ficou em 2° Lugar no Campeonato Nacional de Dança. Paralelamente à Dança é estudante universitária em Psicologia.