A EDANSK- Associação Cultural de Dança é o chapéu de chuva que alberga na sua estrutura, o Clube UNESCO de Dança da rede de Clubes da Comissão Nacional da UNESCO, a Secção de Lisboa do Conselho Internacional de Dança da UNESCO e o projeto pedagógico pela Escola de Dança Ana Köhler.
EDANSK
Tem como principais objetivos, a divulgação da dança, forma artística milenar, a formação de um público consciente das diversas formas de dança, a transformação de mentalidades e a aproximação do panorama português, no que respeita à dança, daquilo que são as realidades de outros países europeus. Pretende igualmente criar um quadro de abertura inclusivo a todas as formas de dança sem sectarismo nem distinções, de forma a que exista um espaço de diálogo multidisciplinar no que respeita à dança e que possibilite a realização de eventos comuns inclusivos e agregadores de diferentes formas de expressão artística.
A EDANSK acrescenta às suas missões, a promoção de igualdade, a cidadania e a qualidade de vida das populações o que concorre para a prossecução do objetivo referente à promoção da acessibilidade física, intelectual e social dos artistas e público, através da dança.
Não promove qualquer tipo de discriminação de natureza física ou intelectual, incorporando práticas inclusivas de grupos específicos (crianças, idosos, entre outros), através do processo pedagógico ao longo do ano no acesso às propostas letivas continuas, a workshops/masterclasses nacionais e internacionais, na participação dos eventos que fazem parte do seu plano anual de atividades promovidos pela mesma ou como convidados de outras instituições.
A existência de estruturas que promovam a dança como forma de expressão física e emocional, é algo que deve ser alimentado, para que esta, enquanto arte performativa, tenha um estatuto reconhecido em paridade com as demais artes reconhecidas, nomeadamente com a música e o teatro.
Conselho internacional de dança unesco
É um fórum Mundial que reúne todas as organizações internacionais, nacionais e locais, bem como as pessoas com papel ativo nas organizações da dança.
O CID coopera com os governos nacionais e locais, com organizações internacionais e outras instituições. Os seus membros são: federações, associações, escolas, companhias e pessoas individuais, espalhadas em mais de 170 países.
O CID é uma organização de enquadramento, no sentido em que se desenvolve num nível diferente do dos seus membros. Não expressa preferência por nenhuma organização de dança, em particular, seja: escola, companhia, festival ou outra instituição.
O CID não organiza festivais, workshops, competições ou outros eventos – esse é o papel das suas secções e dos seus membros. Prosseguindo fins não lucrativos, não vende nenhum produto nem presta serviços. É independente de qualquer governo, ideologia política ou interesse económico.
O CID trata todas as formas de dança em condições de igualdade. Não promove uma visão particular da dança, reconhecendo o seu caráter universal como uma forma de arte, como instrumento ao serviço da educação e como objeto de investigação.
Não adota práticas discriminatórias. Refletindo os princípios das Nações Unidas e da UNESCO, está aberto a todas as abordagens da dança, sem considerações de raça, género, religião, afiliação política ou status social.
O CID é governado democraticamente – a sua liderança é eleita a cada quatro anos. Os responsáveis eleitos não recebem remuneração.
A adesão incluiu mais de 1100 membros institucionais (federações, escolas, empresas, competições, festivais, etc.) e mais de 8.000 membros individuais (coreógrafos, educadores, historiadores da dança, administradores, críticos e outros) em 170 países.
Está aberto à entrada de novos membros, aceitando organizações, instituições ou pessoas com objeto concordante com o espírito do CID.
clube unesco dança
O primeiro Clube UNESCO surgiu no Japão em 1947, como um movimento espontâneo da sociedade civil. Em Portugal, o primeiro Centro UNESCO foi criado em 1989, no Porto.
A rede portuguesa de Clubes UNESCO conta atualmente com 64 Associações/Clubes de Norte a Sul do país, um dos quais em Paris, na secção portuguesa do Lycée International de Saint Germain-en-Laye.
O Clube UNESCO Dança nasceu em 2015 e integra a rede de Clubes UNESCO com o intuito de difundir e dignificar esta forma de arte. O Centro tem como principais objectivos a divulgação desta forma artística milenar, a formação de um público consciente das diversas formas de dança, a transformação de mentalidades e a aproximação do panorama português no que respeita à dança, daquilo que são as realidades de outros países europeus.